O que é FXO?

01

Do inglês Foreign eXchange Office, FXO  é uma interface que recebe sinalização de uma operadora ou de uma central telefônica PABX. Todo telefone possui este plug, que deve ser conectado à interface FXS (Foreign eXchange Subscriber) para funcionar – é ela que permite o acesso do telefone à operadora de telecomunicação.

Assim como a FXS, a interface FXO é composta por dois fios – que pode ser o par telefônico, o par metálico ou a linha metálica – e conectores do padrão RJ-11. Estes fios seguem, via cabo telefônico ou outro meio de transmissão, até a central telefônica, que envia os tons de linha (ocupado, desligado etc.) e também energiza o aparelho, reconhece o que o usuário digitou e envia e recebe o som da voz.

Os modens utilizados para que os sinais elétricos digitais trafeguem por outras interfaces e linhas devem dispor de uma interface FXO. Esses modens promovem a modulação e a demodulação do sinal digital sobre a frequência, a amplitude ou a fase, para se conectar à rede telefônica.

Para fazer a conexão entre linhas telefônicas analógicas a um IP-PBX, é preciso a utilização de um equipamento chamado gateway FXO. Este aparelho permite a conexão entre a porta FXS e a porta deste gateway, o que transforma automaticamente uma linha telefônica analógica em uma ligação VoIP.

Para saber detalhes técnicos do funcionamento das interfaces FXO e FXS ao fazer uma chamada, você deve retirar o telefone do gancho – neste momento a porta FXS percebe que o telefone foi retirado do gancho, e digitar o número de telefone – a transmissão desses dígitos se dá pela interface FXS em tom duplo de multifrequência (conhecido tecnicamente como DTMF).

Já quando fazemos uma ligação interna, para um ramal, por exemplo, a interface FXS recebe a ligação e envia um impulso de som para o dispositivo FXO anexado. Em seguida, o telefone toca e pode ser atendido por alguém.

O dispositivo FXO conectado numa porta FXS também é importante na hora de finalizar uma chamada.

Recapitulando, em outras palavras

Chamamos de Foreign eXchange 0ffice, o FXO, uma interface que recebe a linha telefônica analógica. Na prática ela é um plug no aparelho telefônico, aparelho de fax, central PABX ou adaptador VoIP.

Sua função mais aparente e fácil de entender é indicar se o telefone está no gancho ou fora do gancho.

Já o gateway FXO é o que conecta linhas telefônicas analógicas a um PBX IP, permitindo conectar a porta FXS à porta do gateway. Com isso, uma linha analógica se transforma automaticamente em uma conexão para ligação VoIP.

É importante conhecer as definições técnicas, mas você não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados em telefonia. Entre em contato conosco.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Já FXO (Foreign eXchange 0ffice) é uma interface que recebe sinalização da operadora de telefonia ou de uma central telefônica PABX. Todo telefone possui este plug, que deve ser conectado à interface Foreign eXchange Subscriber (FXS) para funcionar – é ela que permite o acesso do telefone à operadora de telecomunicação. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *