Você sabia que a análise de sua rede de energia pode gerar economia para sua empresa?

0
233

Redes elétricas defasadas e com transmissão ruim são uma das grandes barreiras para o sucesso financeiro de empresas de pequeno, médio e grande porte. Tensões muito baixas ou muito altas acarretam falhas nos equipamentos que dependem de energia elétrica, podendo danificá-los parcialmente ou totalmente.

Ainda por cima, um grande problema nesses casos é a demora até conseguir provar que a falha dos equipamentos ocorreu devido aos erros de tensão da rede de energia. Torna-se difícil e demorado ser indenizado no valor equivalente aos danos.

Algo importante para todo engenheiro, empresário ou técnico conhecer, além de métodos para evitar gastos com perda de equipamentos – como a análise da rede de energia -, é a legislação específica que envolve este tipo de assunto. A resolução nº 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) dispõe sobre os níveis aceitáveis de tensão nas redes de energia brasileiras, sejam elas domésticas ou empresariais.

O que a legislação diz sobre distribuição de energia

A resolução 505 estabelece as disposições relativas à conformidade dos níveis de tensão de energia elétrica em regime permanente, ou seja: regula a entrega mínima e máxima de todas as concessionárias de energia elétrica. Conhecer essa resolução e aplicá-la é fundamental para receber energia nos níveis aceitáveis e, de preferência, ideais. A resolução define níveis como a tensão nominal de operação e tensão de atendimento.

Segundo o artigo 4º desta resolução, a tensão a ser contratada pela concessionária ou usuário deverá ser a tensão nominal de operação do sistema no ponto de conexão – no caso, sua empresa.

Como chegar à tensão ideal?

É possível chegar à tensão ideal analisando a entrega de energia realizada pela concessionária dentro da sua empresa em diferentes locais da edificação. A medição realizada pela ANEEL para verificar os níveis de conformidade é aleatória e dificilmente sorteará o endereço que você deseja.

Existem empresas especializadas neste tipo de análise, que podem realizar uma medição completa com equipamentos confiáveis. Assim, é possível analisar onde existem problemas como locais propensos a afundamento momentâneo de tensão, bem como outros sujeitos a transgressões de tensão crítica, picos de energia, etc.

Como economizar

Contrate uma equipe de análise de rede elétrica confiável. Essa análise de circuitos e equipamentos irá diagnosticar problemas como sobretensão e outras defasagens na rede de energia que foram abordadas ao longo deste artigo. É necessário que haja um estudo detalhado da curva de carga e de dados como potência ativa, reativa e aparente, além dos custos de energia mensais da empresa. De posse dos demonstrativos e da análise completa, é possível confrontar a concessionária para que ela retorne aos níveis ideais e entregue a tensão contratada.

Você tem alguma dúvida em relação à análise de sua rede de energia? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA