Três motivos para seu negócio usar Voz sobre IP (VoIP)

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O VoIP, ou “Voz Sobre IP”, é um protocolo digital para transmissão das informações de uma chamada de voz usando uma rede de dados. A partir de um aparelho de telefone fixo ou móvel, os dados podem ser compactados, transmitidos e recebidos como se fossem um e-mail ou um arquivo digital.

A tecnologia para realizar essa conexão existe há tempo. Porém, somente com a popularização das redes de alta velocidade que o VoIP virou uma alternativa viável aos canais telefônicos tradicionais, baseados em cabos de cobre dedicados aos canais de voz (os famosos E1). Isso porque as redes de alta velocidade permitem uma conexão estável e sem atrasos relevantes. Por isso, empresas ou mesmo indivíduos podem utilizar VoIP, pois a rede de dados para a transmissão pode ser pública (Internet) ou privada e oferece múltiplas opções de configuração.

Por que então usar VoIP?

1_3-voip como comunicação da empresa

São várias as razões que podem ser listadas a favor dessa tecnologia, mas três delas se destacam no processo decisório pela sua utilização:

1 – Custo

O custo por minuto de conversa no VoIP é significativamente inferior ao de uma ligação telefônica comum, pois a conexão não fica dedicada apenas à uma chamada. Nas linhas tradicionais E1, quando um circuito é ocupado por uma chamada ele não pode ser usado para mais nada. Mesmo nos intervalos da conversa (e o silêncio representa mais de 1/3 de uma chamada telefônica comum!) ou quando não está sendo usado, ele não pode ser usado para outros fins.

No caso do VoIP, o circuito é compartilhado entre os dados da chamada, de outras chamadas e de outros pacotes de dados. Com isso, a ocupação do circuito se torna muito mais eficiente, diluindo os custos de manutenção entre diversos serviços e, consequentemente, oferecendo um custo menor para utilização.

2 – Escalabilidade/Flexibilidade

Nos circuitos tradicionais, qualquer adequação necessária (aumentar ou reduzir capacidade) requer a instalação ou retirada de circuitos físicos, com capacidade fixa de atendimento. Conexões E1 atendem a até 30 canais simultâneos, então, se uma empresa precisa passar de 30 para 40 chamadas simultâneas, ela precisará contratar um novo E1, ficando com 60 chamadas de capacidade ao invés das 40 que ela realmente necessita.

No caso do VoIP isso não ocorre, pois o acréscimo pode ser feito totalmente sob demanda, acrescentando chamada por chamada na largura de banda disponível. Nos momentos de baixa utilização, a mesma conexão pode ser utilizada para o transporte de outros tipos de dados, oferecendo a capacidade para os pacotes de emails ou comunicação de aplicativos, por exemplo.

3 – Integração

A VoIP também oferece mais oportunidades de conexão com outros tipos de serviços como e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais e apps. A comunicação pode ser iniciada via mensagem de texto e ser chaveada no meio da conversa para uma chamada de voz, por exemplo.

Outra possibilidade é um funcionário ter acesso ao seu número de chamadas a partir de qualquer conexão à internet, sem depender de acesso físico ao escritório para consultar sua lista de contatos, recados recebidos, etc.

1_3-porque usar voip na empresa

Esses são os três principais fatores que influenciam a tomada de decisão para se adotar o VoIP como solução para a comunicação de voz de sua empresa. Se precisar de ajuda para criar seu plano de comunicação, fale com a NFS!

Você tem alguma dúvida sobre como o VoIP pode dinamizar a comunicação de sua empresa? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!

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