Redes wireless: possui equipamentos em que o wi-fi não é integrado? Conheça os tipos de placas para adaptar o sinal

0
467

Praticamente todos os notebooks que estão no mercado atualmente, assim como os palmtops e até mesmo smartphones, já vêm com transmissores wireless integrados. Parece inconcebível que estes equipamentos não tenham acesso às redes wireless, assim como nos anos 1980 era inconcebível comprar um PC sem disco rígido.

Contudo, é bastante raro encontrar um notebook que contenha uma placa wireless “onboard” acoplada. Com frequência é usada uma placa Mini-PCI (uma versão miniaturizada de uma placa PCI tradicional, que usa um encaixe próprio) ou Express Mini (a versão miniaturizada do PCI Express), que, assim como qualquer outro componente, pode ser substituída a qualquer momento, desde que não exista nenhuma trava ou incompatibilidade por parte do BIOS.

Tanto para os casos de substituição quanto para a inserção em notebooks mais antigos, que não possuam Wi-Fi embutido, existem vários modelos de placas no mercado. Por não serem um componente comum, é possível que você só as encontre em lojas especializadas.

Veja quais os tipos de placas que você pode utilizar para adaptar o sinal:

Placas Mini-PCI

As placas Mini-PCI são muito pequenas, do tamanho de uma caixa de fósforos e os conectores da antena são quase do tamanho de uma cabeça de alfinete. Por serem relativamente frágeis é preciso ter cuidado ao plugar os conectores na placa. É importante saber que o fio branco vai sempre no conector no canto da placa e o preto no conector mais ao centro.

Antes de testar a placa Mini-PCI, certifique-se se a chave ou o botão que permite ligar e desligar o transmissor wireless está ativada/ativado.
Embora as placas Mini-PCI sejam tão padronizadas quanto as placas PC Card, sempre existe a possibilidade de algumas não serem compatíveis com algumas marcas de notebook. Por isso, é importante sempre testar antes de comprar, ou se certificar de que o lojista irá receber de volta caso aconteça algum problema de incompatibilidade.

As antenas devem ser montadas na tampa do monitor, atrás do LCD e o sinal vai até a placa através de dois cabos, que correm dentro da caixa do notebook. Com isso, a recepção do sinal melhora, já que o notebook está aberto, as antenas no topo da tela ficam em uma posição mais elevada, o que melhora a recepção. Notebooks com placas 802.11b ou 802.11g utilizam duas antenas, enquanto os com placas 802.11n tipicamente utilizam três. Com isso, as placas Mini-PCI e Express Mini levam uma certa vantagem sobre as plcas PC Card ou USB, quando o assunto é recpção.

Placas PC Card

As placas PC Card precisam ser muito compactas, por isso invariavelmente possuem uma antena muito pequena, com pouca sensibilidade. Por não terem as mesmas restrições com relação ao espaço, as antenas incluídas nos notebooks são maiores, o que garante uma conexão mais estável, com um alcance muito maior. Isso ajuda até mesmo na autonomia das baterias, já que é possível reduzir a potência do transmissor wireless. A exceção fica por conta das placas PC Card com saídas para antenas externas.

Placas USB

As placas USB são de uso mais comum devido à praticidade e baixo custo. Além de baratas, elas muito fáceis de instalar. Basta plugar na porta USB e você pode utilizar a mesma placa wireless tanto no desktop quanto no notebook.

Existem tanto placas com antena interna quanto com antenas externas destacáveis. Nesses casos é possível inclusive substituir a antena por outra de maior ganho, melhorando a recepção do sinal e permitindo a conexão a pontos de acesso muito mais distantes.

As placas USB com antena externa são melhores, já que oferecem um maior ganho e podem ser ajustadas à posição da antena para obter a melhor recepção. Contudo, é preciso tomar cuidado na hora de comprá-las, pois existem casos de placas com antenas falsas, onde a antena externa é apenas um enfeite de plástico, que não é sequer conectado à placa. É o mesmo que acontece com muitos adaptadores Bluetooth.

 

É importante conhecer as definições técnicas, mas você não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados com sua rede wireless. Faça contato conosco!

SEM COMENTÁRIOS