Redes wireless: o que são adaptadores Powerline?

0
210

Adaptadores Powerline são bridges que transmitem o sinal por meio da fiação elétrica, no lugar do cabo de rede. Eles são conectados ao switch da rede e plugados diretamente nas tomadas. O sinal transmitido pelos adaptadores se propagam por todo o circuito elétrico, até o transformador, e pode ser captado por outros adaptadores plugados em outras tomadas.

Menos populares que as redes wireless, os adaptadores Powerline são úteis para fazer interligação dos pontos de acesso, são uma opção mais simples para o cabeamento de redes locais.

O uso da fiação elétrica faz com que seja necessário utilizar técnicas bastante complexas de modulação, como no próprio Wi-Fi. Por isso, os adaptadores costumam ser caros. O próprio funcionamento deles é parecido com o das redes Wi-Fi, apesar da baixa qualidade da mídia de transmissão e uma camada de encriptação que garante a segurança.

Na hora de utilizar um adaptador para potencializar o sinal da sua rede, você deve considerar algumas limitações. A utilização de adaptadores de fabricantes diferentes, por exemplo, costuma não funcionar. Apesar de existirem padrões estabelecidos, é comum surgirem incompatibilidades. Portanto, é importante que todos os adaptadores utilizados na sua empresa sejam do mesmo fabricante.

Como funcionam os adaptadores Powerline?

Os adaptadores Powerline funcionam em um sistema ‘best-effort’, variando radicalmente sua taxa de transmição conforme a qualidade da fiação elétrica ou a presença – ou ausência- de aterramento, dentre outros fatores. Em construções antigas, com fiação elétrica menos modernas, é comum conseguir algo entre 20 e 25% da velocidade anunciada pelo fabricante. Nas construções mais recentes, onde são utilizados tripolares e fiação com boa qualidade, é possível chegar de 25 a 40% da velocidade prometida.

Na maioria das situações reais de uso, os adaptadores de 200 mbps oferecem de 45 a 75 mbps e os de 500 mbps oferecem de 120 a 150 mbps. Isso já é suficiente para fazer a interligação de dois pontos de acesso. Porém, pode ser decepcionante caso você esteja esperando um desempenho de uma rede gigabit.

Também é preciso considerar que os adaptadores só podem ser utilizados dentro do mesmo circuito elétrico, uma vez que o sinal trafega apenas até o transformador. Nobreaks e filtros de linhas podem prejudicar o desempenho dos adaptadores. Por isso, a maioria dos fabricantes recomenda que eles sejam conectados diretamente nas tomadas, evitando a utilização de extensões, por exemplo.

Quando é recomendado utilizar adpatadores Powerline?

Utilize adaptadores Powerline apenas para tarefas muito específicas, como por exemplo, a interligação de um ponto de acesso distante quando você não quiser ou não puder utilizar repetidores de sinal. Não é recomendado utilizá-los como substitutos da rede cabeada, pois, quando você utilizar placas Gigabit, elas tendem a ser muito mais rápidas e confiáveis.

É importante conhecer as definições técnicas, mas você não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados com sua rede wireless. Faça contato conosco!

 

SEM COMENTÁRIOS