Redes wireless: o que é Power over Ethernet?

0
336

Power over Ethernet (PoE) é uma tecnologia de fio Ethernet LAN (rede local) que permite que a corrente elétrica necessária para o funcionamento de cada dispositivo seja carregada pelos cabos de dados, em vez de cabos de energia. Fazer isso minimiza o número de fios que deve ser utilizado para fazer a instalação de uma rede. O resultado é um custo mais baixo, menos tempo de inatividade, a manutenção mais fácil e maior flexibilidade de instalação do que se conseguiria com a fiação tradicional.

Para PoE a trabalhar, a corrente eléctrica tem de ir para o cabo de dados no fim da fonte de alimentação, e sai na extremidade do dispositivo, de tal maneira que a corrente é mantida separada do sinal de dados, uma não interferindo, portanto, na outra. A corrente entra no cabo por meio de um componente chamado injector. Se o dispositivo na outra extremidade do cabo é um PoE compatível, em seguida, ele funcionará correctamente, ou seja, sem modificação. Se o dispositivo não é compatível com PoE, em seguida, um componente chamado de selecionador ou torneira deve ser instalado para remover a corrente do cabo. Esta corrente “off” é encaminhada para a tomada de energia.

Para minimizar a possibilidade de danos ao equipamento em caso de avaria, os sistemas de Power over Ethernet mais sofisticados empregam um mecanismo de proteção que desliga o fornecimento de energia se for detectado excesso de corrente ou curto-circuito.

Quando é preciso utilizar o padrão Power over Ethernet?

Sabemos que a instalação de uma rede cabeada nem sempre é feita em perfeitas condições físicas. Em muitas situações, os pontos de acesso e a instalação dos dispositivos de rede precisam ser instalados em locais de difícil acesso, como telhados ou áreas subterrânas, por exemplo. Nesses casos, além do cabo de rede, é necessário proceder com uma instalação elétrica, aumentando assim os custos da instalação. É aí que entra o padrão Power over Ethernet, justamente por ele permitir a transmissão da energia elétrica juntamente com os dados, no mesmo cabo de rede.

Três maneiras de utilizar o padrão Power over Ethernet

Existem duas opções para utilizar o PoE. A primeira é utilizando um injector e um splitter (divisor) posicionados entre o switch e o dispositivo que receberá a energia. Assim, o injetor deve ser ligado na tomada e “injeta” energia no cabo. Já o splitter irá separar a corrente elétrica do sinal de rede, oferecendo ao dispositivo dois dois conectores: um de rede e um outro de energia, ligado no lugar da fonte.

Fazendo isso, não é necessário fazer interferências no restante da estrutura da rede. Apesar disso, esta solução não é a mais barata, pois será preciso comprar dois dispositivos adicionais para cada aparelho que receberá a energia.

A segunda solução é mais recomendada quando se quer utilizar o Power over Ethernet para vários dispositivos: usar diretamente um PoE switch, ou seja, um switch capaz de transmitir energia em todas as portas, e apenas pontos de acesso e outros dispositivos compatíveis, o que elimina a necessidade dos injectors e splitters.

A terceira possibilidade é a utilização de soluções híbridas, ou seja, a combinação de um ponto de acesso com suporte nativo ao Power over Ethernet com um switch comum. Para isso, é preciso apenas do injetor, pois o dispositivo já incorpora os circuitos do splitter.


É importante conhecer as definições técnicas, mas você não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados com sua rede wireless. Faça contato conosco!

SEM COMENTÁRIOS