Redes wireless: O que é e para que serve um repetidor de sinal

0
280

Cada vez mais, a utilização de pontos de acesso via cabo vem se tornando inviável para as empresas, especialmente as médias e grandes que precisam interligar escritórios em ambientes vizinhos ou mesmo quando o prédio é mais antigo e não há condições físicas de estender cabos. É para estes casos que existem os repetidores de sinal.

Um repetidor é conectado à rede wireless já existente, oferecendo conexão para ambientes que não são cobertos naturalmente por ela, sem a necessidade de cabeamento. Isto também pode ser feito por meio de pontos de acesso e roteadores, que consomem menos energia, é possível fazer a repetição com uma configuração relativamente simples e fácil de se manipular e com busto baixo, mas há casos em que somente um dispositivo repetidor pode melhorar o desempenho do sinal.

Na prática, os repetidores são aparelhos autônomos que fazem a ponte entre o ponto de acesso principal e os “pontos clientes”, retransmitindo o sinal da rede.

A seguir veja as perguntas mais frequentes sobre os repetidores de sinal:

Quais os benefícios de um repetidor de sinal?

São utilizados repetidores para melhorar a cobertura dos chamados “pontos cegos” de uma rede. Ou seja, lugares aonde o sinal não chega devido a barreiras como paredes muito espessas, por exemplo. Portanto, a transposição de obstáculos é o principal benefício que um repetidor pode oferecer para as empresas.

Como utiizar um repetidor de sinal?

A inclusão de um ou mais repetidores pode ser feita inclusive nas redes que já possuam vários pontos de acesso. Para isso, posicione o repetidor em uma posição em que ele tenha linha visada com o AP principal e também com o ponto cliente. Isso permitirá que o sinal faça a “curva”, ou “drible” os obstáculos.

Como funciona um repetidor de sinal?

Depois de configurado, o repetidor precisa apenas ser conectado à rede elétrica para funcionar. Se combinado com uma bateria e um inversor, ele também pode funcionar a partir de uma placa solar, podendo ser utilizado em locais aonde não haja energia elétrica para transmitir sinal a dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Qual o melhor repetidor de sinal do mercado?

Em geral, fabricantes que oferecem a função ‘repeater’ ou ‘extender’ em suas especificações são boas opções de compras.


É importante conhecer as definições técnicas, mas você não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados com sua rede wireless. Entre em contato conosco!

SEM COMENTÁRIOS