Razões para fazer reparos em equipamentos de rede

1
308

por que fazer reparos na rede

Em uma empresa, atualmente, é praticamente impossível não contar com uma rede de computadores, servidores de dados, firewalls, access points entre outros equipamentos de dados. São inúmeros os equipamentos de conectividade usados para que o trabalho em uma empresa ou instituição possa ser realizado.

Grande parte dos trabalhadores das mais diversas categorias de empresas dependem dessa rede para poder atuar em sua rotina de trabalho. Imagine se algum dos equipamentos de sua rede falhar? Prejuízos diretos e incalculáveis aparecerão, como por exemplo:

  • Departamentos inteiros sem comunicação com a Internet;
  • Impossibilidade de troca de e-mails;
  • Falta de acesso a documentos essenciais em um servidor de dados interno ou cloud;
  • Sistemas CRM, ERP, PDV, Estoque entre outros, totalmente inoperante;
  • Indisponibilidade de acesso a serviços bancários.

Esses e muitos outros problemas derivam das falhas de rede, pois toda empresa hoje tem sua rotina praticamente on-line. Além disso, os prejuízos se estendem em custos inesperados em aquisição de equipamentos. Afinal, quando adquirimos um equipamento, sempre esperamos que sua durabilidade esteja a perder de vista.

Entretanto, isto não acontece por diversos fatores, seja por mal uso, oscilação da energia elétrica, raios ou até pelo sobreaquecimento do ambiente. Até algum funcionário da limpeza pode passar a vassoura no lugar errado e gerar um curto circuito ou quebra de algum equipamento.

Por estes e outros motivos, além dos reparos em equipamentos, utilizar o conceito de manutenção preventiva é essencial para evitar essa surpresa financeira desagradável.

A importância de cuidar da rede

05

É importante ter em mente que a rede deve ajudar e facilitar o trabalho na empresa e nunca se tornar um obstáculo para atrapalhar o desempenho. Se tudo parar ou se apenas parte dela tiver algum problema, o prejuízo será grande. É por isso que a manutenção preventiva e a programação do reparo de equipamentos em sua rede precisam ser constantes.

Esse tipo de manutenção ou reparo deve ser feito por profissionais qualificados, que tenham o conhecimento necessário para resolver os mais variados defeitos e prevenir a ocorrência de panes. Uma revisão periódica de todos os equipamentos pode fazer com que o dia-a-dia de trabalho seja mais proveitoso, comunicável, além de manter os dados da empresa mais protegidos.

Além disso, o custo de um contrato anual de manutenção preventiva é muito menor, custando entre 12% a 18% e o reparo, 25% a 35% do valor de um equipamento novo. Sem contar que é muito importante para qualquer empresa que ela tenha práticas ecológicas e sustentáveis, e o reparo de equipamentos está dentre elas.

Ao fazer o reparo, ou a também conhecida “manutenção corretiva”, você poderá resolver qualquer problema que, no início, pode parecer pequeno, mas que com o decorrer do tempo atrapalhará todo o andamento do trabalho. Isso, além de manter a integridade dos equipamentos da rede (roteadores, switches, firewalls, media gateways, entre outros), faz com que sua durabilidade seja maior e o mantém disponível para produção ou operação.

Nada pior do que uma pane geral e uma empresa incomunicável. Para que isso não ocorra, faça com que os reparos e a manutenção preventiva de todos os componentes sejam realizados com frequência por um técnico capacitado.

A NFS é especializada na realização de reparos e manutenção de redes corporativas, como switches, roteadores, media gateways, access points e outros equipamentos de rede, garantindo não só o funcionamento, mas também a qualidade da mesma! Entre em contato com a NFS e descubra como otimizar sua rede!

E você, que tipo de reparo irá fazer nas suas redes? Conte para a gente nos comentários abaixo!

1 Comentário

  1. Acho legal o que você menciona.
    Acredito que deveria adicionar desenho na solução. Uma rede que não para é uma melhor rede.
    Porém um reparo sobre uma rede que têm redundancia permite um reparo sem crise. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA