Queimou meu equipamento de Rede, o que posso fazer agora?

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Ter equipamentos de rede danificados por variações na rede elétrica ou na rede de dados (fio do telefone) é mais comum do que se possa imaginar e muitos já passaram por essa experiência nada agradável. Se você já foi uma vítima dessas circunstâncias, saiba que nem tudo é o fim do mundo, existe duas formas de resolver o seu problema, descubra como sair do aperto sem precisar comprar um equipamento novo.

Alternativa 1 – Tentando o impossível

Você pode recorrer a fornecedora de energia ou telefonia da sua cidade para que a mesma lhe reembolse pelos danos que a rede dela lhe causou. No entanto infelizmente no Brasil são muito raros os casos onde os clientes recebem seus respectivos reembolsos. No entanto não custa tentar, não é mesmo? Siga as dicas a seguir e prepare sua orelha e sua paciência para as horas que passará ao telefone.

1. Realize 3 orçamentos

Primeiramente você precisará comprovar que a culpa pela avaria em seu aparelho é da instabilidade da rede. Para isso, você precisará realizar 3 orçamentos em 3 empresas especializadas sem vínculos entre si.

2. Colete informações

Reúna o máximo de informações possíveis sobre o que causou a avaria na rede elétrica. Descubra se outras pessoas foram afetadas, informe data e horário do ocorrido. Verifique também se o possível motivo da avaria é de causas naturais (tempestades), ou por instabilidades desconhecida na rede (mal funcionamento dos dispositivos da prestadora de serviço, ou uma manutenção mal planejada). No caso da manutenção, é preciso se certificar que avisos de precaução não foram enviados, pois neste caso a reclamação pode perder efeito.

3. Guarde o Dispositivo

Após realizar os orçamentos e coletar informações, é fundamental que o dispositivo permaneça guardado até que o caso seja completamente resolvido. Não abra o dispositivo por conta próprio, muito menos descarte-o.

4. Entre em contato com a fornecedora de energia

Entre em contato com o SAC da sua fornecedora de energia elétrica a fim de obter meios para enviar os documentos coletados e o laudo técnico da avaria. Você possui 90 dias para entrar em contato com a fornecedora de energia elétrica, uma vez que a Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) determina que este é o prazo máximo para que reclamações deste aspecto sejam feitas.

5. Processos internos da Fornecedora

Uma vez entregue e protocolado o pedido de ressarcimento, a fornecedora de energia elétrica possui apenas 15 dias para decidir se o aparelho será ressarcido ou não. Caso o aparelho passe pelos testes, a fornecedora de energia possui mais 20 dias para ressarcir o valor do aparelho, juntamente com os custos envolvidos no processo.

6. Recorrer

Caso os meios de comunicação com a fornecedora não sejam satisfatórios e o reembolso não aconteça, você ainda pode recorrer ao Procon de sua cidade. No entanto é preciso salientar que o Procon só faz o intermédio de casos, quando todos os meios legais de comunicação com a empresa já se esgotaram.

Alternativa 2 – O conserto, o melhor caminho a seguir

Esperamos que a primeira alternativa realmente solucione o seu caso, mas infelizmente o número de ocorrências bem-sucedidas nos faz acreditar que você, precisará consertar o seu aparelho danificado. Provavelmente, você está com a seguinte pergunta na cabeça: “Mas por que consertar ao invés de comprar um novo?”. Veja uma lista com os principais benefícios, que farão você pensar de uma forma diferente, são eles:

  • Muito mais econômico

Na maioria dos casos, o custo de cada reparo equivale em media a 25% do preço de um produto novo. Claro que existem casos onde o preço pode atingir o teto de 40%, valor esse que ainda oferece maior economia diante da compra de um produto novo.

  • Conserto com Upgrade gratuito

É quase via de regra que aparelhos consertados recebam upgrades, seja na versão da BIOS, ou mesmo na capacidade de transmissão e recepção, sem que seja necessário desembolsar nada a mais por isso. Esse fato é fácil de se entender: quando seu equipamento foi fabricado, a tecnologia era outra, com outros paradigmas de tecnologia e outras tendências de utilização. As peças utilizadas no reparo na maioria dos casos possuem tecnologia superior, são produzidas com materiais mais eficientes e, com isso, possuem maior eficiência do que as peças que originalmente acompanhavam o seu dispositivo.

  • Você colabora com o meio ambiente

Com a necessidade da preservação ambiental, atitudes no intuito de se produzir menos lixo (seja ele reciclável ou não) são muito mais bem vistas pela sociedade. E tanto o reparo quanto a própria reciclagem utilizam muito menos matéria-prima e consumirem muito menos energia para reproduzirem algo. Assim sendo, a manutenção de dispositivos eletrônicos da empresa possibilitam o alinhamento da empresa com as práticas de Green IT.

  • Garantias exclusivas

Empresas sérias que atuam no ramo de manutenção e reparo de equipamento de conectividade sempre oferecem ao cliente garantias de, no mínimo, 3 meses. Isso proporciona tranquilidade e confiabilidade nos serviços prestados. Em alguns casos, considerando empresas serias, são oferecidas garantias mais benéficas com abrangência superior as garantias oferecidas pela fábrica para produtos novos.

Prevenindo danos aos equipamentos de rede

Embora o reembolso aconteça, passar por todo o processo pode ser desgastante e pouco rentável. Afinal a cada dia que passa o preço dos dispositivos de rede barateiam tanto que é mais fácil comprar um novo do que encontrar empresas que realizem manutenções em determinados dispositivos. O melhor a fazer é se precaver, para isso veja alguns cuidados que você pode adotar no seu dia-a-dia, a fim de diminuir os riscos de danos, quando possíveis avarias na rede elétrica surgirem.

  • Utilize sempre filtro de linha. Uma saída inteligente para se precaver se picos de energia oriundos da rede de comunicação(telefones e ADSL). Os filtros de linhas são mais sensíveis que a maioria dos dispositivos de rede, por isso são os primeiros a se danificarem. E neste caso efetuar a troca do filtro de linha é muito mais simples e barato do que trocar o dispositivo de rede.
  • Realize manutenções frequentes na rede elétrica do estabelecimento. As famosas gambiarras ou puxadinhos, podem potencializar distorções elétricas vindas do meio externo.
  • Tenha sempre um no-break. Além de manter ligado o aparelho em casos de falta de eletricidade, o no-break é um excelente estabilizador de tensão. Procure sempre estar conectado a um no-break.
  • Em dias nublados de preferencia para aparelhos que possuam bateria. Espere para conectar dispositivos a rede elétrica quando o tempo melhorar.

A NFS Professional Services é uma empresa brasileira solidamente estruturada nas áreas de Serviços de Reparo, Manutenção e Re-Manufatura em equipamentos de Rede e Conectividade. Entre em contato com a gente e veja como podemos auxiliar sua empresa!

E você, já passou por algum problema de equipamento de rede em sua empresa? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

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