Provedores de internet sem fio com Mikrotik + Ubiquiti – Um casal perfeito

0
617

Provedores de internet sem fio com Mikrotik + Ubiquiti – Um casal perfeito

Segundo dados da Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido (ABUSAR), existem mais de 4.000 provedores de internet sem fio (Wereless Internet Service Provider) cadastrados e operando de forma legal. Esses provedores levam internet de banda larga para regiões onde as grandes operadoras de telefonia não estão presentes. No site da associação é possível encontrar todas as informações legais e técnicas para montar um provedor de rede sem fio.

Neste artigo, iremos falar sobre assuntos técnicos de provedores de internet sem fio, com foco nos equipamentos de rede Mikrotik e Ubiquiti.

Porque o Mikrotik com Ubiquiti formam um casal perfeito?

  • Equipamentos Mikrotik – Com a utilização dos equipamentos Mikrotik como Estação Rádio-Base (ERB) é possível controlar diversas ferramentas administrativas e de análise de rede. Estes equipamentos são utilizados na central e nos repetidores de sinal, que podem ser monitorados pela solução The Dude desenvolvido pela própria fabricante. O principal motivo do Mikrotik ser usado largamente em provedores de rede sem fio é a sua facilidade de configurar e administrar hostpots. É possível administrar, por exemplo, o congelamento de entrega do link de internet para os clientes que estão inadimplentes. Outro motivo, é a possibilidade possibilidade de trabalhar com todas as frequências de rádio licenciadas, inclusive para as comunicações ponto a ponto entre torres (ERBs).
  • Equipamentos Ubiquiti – A função dos equipamentos Ubiquiti é servir como um Access Point no cliente, no qual, receberá o sinal da antena mais próxima. Esses equipamentos são robustos e funcionam em uma frequência de 2.4Ghz (Padrão 802.11b/g) ou 5.8Ghz (Padrão 802.11a), em alguns casos, tem provedores de internet sem fio que utilizam as duas bandas de frequência de rádio. Destaca-se por possuir uma estrutura de Hardware diferenciada dos demais equipamentos CPE`s de mercado, desenvolvido com o processador Atheros de 400 MHz o Ubiquiti une a capacidade de atuar com grande quantidade de dados, sem prejuízo de desempenho, à praticidade de possuir uma antena integrada de longo alcance.
  • União perfeita –  O resultado desta união é a possibilidade de montar provedores de internet sem fio robustos e com alto nível de controle, entregando uma internet de qualidade para os clientes, e ao mesmo tempo, torna a prestação de serviço totalmente sustentável.
  • Assistência técnica – Os equipamentos Mikrotik e Ubiquiti possuem uma qualidade excepcional. Mas como todo equipamento eletrônico, não estão livres de defeitos e manutenção corretiva. Quando problemas como esse acontecer, você pode contar com parceiros credenciados e certificados para prestar serviços de reparos. Então, quando estes problemas em equipamentos acontecerem, entre em contato com a NFS. Nossa divisão de Repair Center possui técnicos altamente qualificados com capacidade de reparar mensalmente mais de 4.000 equipamentos.

Por fim, a utilização destes equipamentos em um provedor de internet sem fio, é uma solução completa de ferramentas de controles administrativas e de análise com a facilidade de instalação na casa ou empresa do cliente.

Gostou deste artigo? Em nosso blog você encontrar mais informações sobre equipamentos de redes e suporte técnico!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRedes wireless: o que é Power over Ethernet?
Próximo artigoComo configurar a rede wireless no Windows?
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS