Por que sua infraestrutura de TI deve estar adequada a sua empresa

0
321

01

Atualmente, a TI (Tecnologia da informação) é algo mais que essencial nas empresas e faz parte de todo o processo operacional, independentemente da área de atuação. Afinal, essa tecnologia afeta a capacidade que a organização tem de competir, inovar e oferecer qualidade aos clientes.

Por isso, para construir uma empresa com comunicação interna eficiente, é necessário que a infraestrutura de TI esteja adequada, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Também é necessário lembrar que nem toda estrutura é correta para todo tipo de organização, mas algumas funções-chave se aplicam a todos os casos. Confira:

Adequando as estruturas de TI para a empresa

02

Para que uma empresa seja competente e se mantenha competitiva, é natural que a organização da TI seja adequada e, para isso, é necessário analisar e atacar práticas que melhorem essa área.

Atualmente, as estruturas de TI têm sido centralizadas para que os custos sejam reduzidos e as competências, aumentadas. Para otimização dos serviços, é ideal subdividir a equipe em infraestrutura e aplicativos, com foco nas principais funções da empresa. Mas, dependendo da empresa, também pode ser adequado criar especializações por tarefa, com uma separação clara entre a equipe sobre as tarefas de cada um.

Independente da forma que é escolhida para se seguir, algumas funções-chave são essenciais. Uma empresa multinacional, por exemplo, deve implementar a todas as suas filiais a mesma plataforma de aplicativos para suas funcionalidades. Isso pode acarretar em alto custo para uma das subsidiárias e, nesse caso, deve ser avaliado com cuidado a possibilidade de dificuldades da integração com a tecnologia já existente somada aos custos adicionais. E essa avaliação deve ser feita por uma empresa de TI bem qualificada.

É extremamente importante o controle de qualidade do serviço. Como é cada vez mais comum que a equipe e as atividades de TI sejam centralizadas, é necessário que essa mesma centralização não prejudique a qualidade do atendimento ao cliente, assim como sua rapidez. Por fim, é importante definir e divulgar as metodologias para possíveis atividades críticas. Isso significa que a equipe de TI deve ter a capacidade e responsabilidade de codificar e divulgar todas essas metodologias.

Para manter sua equipe de TI atualizada, é necessário manter os funcionários treinados nas mais avançadas tecnologias de comunicação. Arquiteturas de Telefonia IP, treinamentos em Audiocodes para SIP, VoIP e Wireless são conhecimentos que, nas mãos de uma equipe bem preparada, pode fazer toda a diferença para a empresa. Estes e outros treinamentos são oferecidos pela NFS! Conheça mais e confira as chances de especializar a TI de seu negócio!

Na sua opinião, a infraestrutura de TI da sua empresa está organizada o suficiente? Conte para a gente nos comentários abaixo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA