Por que certificar pontos de rede em sua infraestrutura?

0
290

Quando se fala em infraestrutura de TI, logo se pensa em todos os equipamentos e softwares que compõe a inteligência tecnológica para ordenar e processar dados de uma determinada empresa. Tudo precisa estar bem arquitetado para o perfeito funcionamento da rede de computadores que irá “conversar” durante a operação diária, garantindo mais segurança e produtividade – com o menor custo. Afinal, é para isso que as empresas utilizam os computadores: para potencializar seus resultados com um gasto mínimo de tempo e dinheiro. Uma das chaves para se obter sucesso é a certificação dos pontos de rede.

Se em TI a padronização dos processos é um meio de garantia de segurança e bom desempenho, certificar os pontos de rede é garantir que tudo esteja funcionando conforme as normas técnicas nacionais e internacionais – já amplamente testadas, avaliadas e que conferem excelência em qualidade.

Conforme a complexidade da rede – quanto maior o número de computadores interligados mais complexa ela é, garantir seu perfeito desempenho torna-se uma necessidade de primeira grandeza, pois estão em jogo as informações, o armazenamento de históricos e até planejamentos estratégicos considerados vitais para o dia a dia corporativo. Assim, uma certificação torna-se um atestado de que tudo está em perfeita ordem.

Para certificar os pontos de rede na infraestrutura são utilizados certificadores de precisão que fazem a medição das características físicas e elétricas do cabeamento. Nos testes são considerados parâmetros como comprimento, largura da banda suportada e resistência do cabeamento.

3 razões para que sua empresa faça a certificação dos pontos de rede

Segurança (física e até da informação)

Uma vez que a certificação atesta que não estão sendo usados produtos falsificados; além disso, invasões de estranhos são mais comuns em redes que não passaram por vistorias e não são certificadas.

Mais desempenho

Garantir que todos os procedimentos recomendados pelo fabricante foram seguidos, por exemplo, para impedir problemas como interferências. A certificação pode servir, inclusive, como prova a ser apresentada quando algum problema de fábrica for detectado. Se todas as normas do fabricante foram seguidas meio caminho já está andado no momento de pedir assistência técnica.

Melhor serviço de suporte

O processo de certificação dá um diagnóstico da real situação da infraestrutura de rede, exigindo reparações e melhorias. Manter um bom serviço de suporte será muito mais fácil e com isso todos ganham em tempo e recursos.

Você precisa de serviço de certificação de redes? A NFS realiza esse trabalho. Acesse nosso site e saiba mais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA