O que é Telefone VoIP?

0
219

Quando o sistema de telefonia VoIP surgiu, muitas pessoas passaram a se perguntar se valia a pena fazer a permuta entre ele e a linha comum. Ainda hoje, no entanto, nem todos sabem em que consiste um sistema como esse. O VoIP nada mais é do que um sistema de telefonia que tem sua base a partir de sinais de áudio enviados pela internet. Isso significa que o usuário tem a possibilidade de realizar uma chamada telefônica sem precisar lançar mão de uma linha direta, mas antes de um IP, ou seja, uma conexão sua de internet.

O sistema traz vantagens óbvias, entre elas, não precisar pagar por um serviço de telefonia. No entanto, o mais comum é que apenas se possa fazer ligações entre sistemas VoIP, que ainda é uma minoria que possui. Entre os softwares que passaram a se destacar fazendo uso dessa tecnologia, sem dúvida alguma, o de maior sucesso entre público é o Skype, que permite uma interação dinâmica entre os usuários.

É possível dizer que o sistema surgiu nos anos 1990, quando as tecnologias relacionadas à internet ainda estavam sendo pesquisadas e melhoradas. Mas só veio a se popularizar à medida em que a própria internet passou a ser incorporada pela cultura de massa e, principalmente, com o advento da internet de banda larga, que tornou as ligações mais eficientes.

Ao transformar todo o áudio em informação digital que pode viajar pelas ondas da rede, o sistema VoIP faz com que seja possível até mesmo falar com pessoas que não possuem o sistema. Para tanto, é preciso fazer determinados tipos de contrato com as respectivas operadoras que liberam, então, o sinal, para que se receba informação digital de áudio.

Telefones fixos de rede comum também podem dispor do serviço VoIP. Para isso, é necessário possuir um conversos ATA. Ele é um pequeno aparelho que funciona convertendo sinais entre analógicos e digitais e permite a comunicação entre duas pessoas que usam sinais distintos entre si.

Se alguém liga de uma rede fixa, os dados de sua rede são enviados para o provedor do usuário de VoIP de internet. Os dados são, então, verificados para que sejam aceitos e convertidos. A partir desses processos, os aparelhos em ambas as linhas são conectados e uma conversa pode ser conduzida normalmente. Ao se encerrar a conversa e desligar os aparelhos, o circuito que foi criado a partir do ATA passa a ser encerrado e fica disponível para uma seguinte ligação.

Há pessoas que já estão fazendo a conversão para os aparelhos IP. Eles se parecem bastante com os telefones fixos comuns e, a uma primeira vista, podem ser confundidos como tais. O que os diferencia é sua maneira de conexão. Possuem conectores que são dos tipos que se adaptam a placas de rede. Eles são equipados de roteadores e se conectam ao hardware do computador para realizar o mesmo processo descrito anteriormente.

O sistema tem encurtado cada vez mais distâncias e feito com que o processo de comunicação humana ganhe valorosos saltos.

Você utiliza o Telefone VoIP na sua empresa? Conte para a gente como é essa experiência!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQual é a definição de VoIP?
Próximo artigoO que é SIP - Session Initiation Protocol?
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA