O que é protocolo H323?

0
240

O que é protocolo H323?

Para começar, precisamos esclarecer que o H323 é um dos padrões que controlam e proporcionam uma comunicação, conexão ou transferência de dados entre sistemas computacionais. Ou seja, é uma das regras que governam a sintaxe, a semântica e a sincronização de uma comunicação em rede – ou entre redes.

Esse padrão provê uma infraestrutura tecnológica para comunicações de dados, vídeo e áudio em redes baseadas em Internet Protocol (o protocolo IP). Em outras palavras: o H323 permite que produtos de multimídia e aplicativos de diferentes fabricantes possam operar com eficiência para que as pessoas consigam se comunicar com boa velocidade na rede de computadores.

A União Internacional de Telecomunicações (ITU), que é o órgão que define os pradrões de comunicação multimídia para redes locais de computadores, é quem recomenda o H323 para redes TCP/IP e IPX em Ethernet, Fast EThernet e Token Ring.

Qual a importância do padrão H323?

A principal característica do H323 é a flexibilidade, pois ele pode ser aplicado tanto para chamadas de voz quanto para videoconferência multimídia, por exemplo. Ele compensa os efeitos de latência em LANs, proporcionando aos usuários a facilidade de utilização de aplicações multimídia sem que para isso precisem modificar a infraestrutura de rede.

Por essas razões, o H323 está se tornando cada vez mais popular em redes corporativas. Outro ponto positivo do padrão é que além de aumentar a banda larga para redes de arquitetura Ethernet (que estão migrando de 10 Mbs para 100 Mbps), vem provocando a popularização da Gigabit Ethernet no mercado.

O H323 acompanha a evolução tecnológica dos computadores, notebooks, tablets e smartphones, que vêm se transformando em plataformas multimídias cada vez mais potentes, ancorados pelo excelente desempenho dos processadores, bem como chips aceleradores modernos e acessíveis.

As particularidades do padrão H323 têm o apoio tecnológico de grandes corporações mundiais da Tecnologia da Informação, como IBM, Microsoft e Cisco.

Quais as características do padrão H323 que beneficiam as redes corporativas?

Aprovado em 1996 pela ITU, o padrão H323 vem se popularizando, inclusive em empresas de pequeno e médio porte por oferecer muitos benefícios.

A seguir, veja as vantagens mais significativas do H323:

  • Compressão e descompressão de dados de áudio e vídeo, permitindo que diferentes dispositivos de diferentes fabricantes tenham funcionamento comum;

  • Melhores condições de conexão (sem preocupações com velocidade);

  • Equalização de velocidades entre emitente e receptor;

  • Diferentes redes e plataformas operam de forma interdependente (tamanhos e formas, incluindo computadores pessoais e TV a cabo, por exemplo);

  • Arquitetura poderosa e flexível para gerenciar conferências multiponto (mais de três usuários conseguem realizar conferências, por exemplo);

  • Gerenciamento do limite de número de conexões simultâneas para garantir que um tráfego crítico não seja interrompido;

  • Inclusão de usuários de tecnologias, plataformas e dispositivos diferentes numa mesma conferência. Exemplo: computadores que tenham capacidade para áudio podem interagir com computadores com capacidade também para vídeo;

  • Estabelecimento de comunicação entre diferentes redes. Exemplo: uma videoconferência entre uma LAN e outra rede distante (ISDN ou outra).

Sua empresa já utiliza o protocolo H323? Conte para a gente nos comentários!

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que é DID – Direct Inward Dialing?
Próximo artigoO que é FXO?
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA