O que é FXS?

0
267

O que é FXS?

Sigla do inglês Foreign eXchange Subscriber, o FXS nada mais é do que uma interface que faz a sinalização para um telefone analógico ou digital. Falando mais objetivamente, FXS é aquele plug que fica na parede, onde o fio do telefone é acoplado; por ali passam o sistema de telefonia, a energia e o som. Portanto, é um mecanismo importante para o funcionamento da telefonia e, sem ele, não é possível realizar chamadas telefônicas no modo convencional – além disso, seu papel é muito importante na telefonia digital.

A porta FXS funciona em conjunto com a porta FXO. A FXO serve para conectar com as portas FXS fornecidas pelas companhias telefônicas, que por sua vez, conecta o serviço ao aparelho telefônico e permite que as pessoas façam e recebam chamadas de voz ou envio de fax, por exemplo.

Há quem chame as portas FXO e FXS de plugs macho e fêmea por elas estarem sempre em pares, o que, de um modo bem leigo, não deixa de ser verdade. As duas interfaces funcionam juntas, daí a visão popular de macho/fêmea.

FXS, FXO e sistema VoIP. Qual a relação entre os dispositivos e a telefonia digital?

Quando uma empresa investe em equipamentos que permitam a conexão de linhas telefônicas convencionais (analógicas) a um sistema de telefonia com base na internet (o VoIP), ela entra em contato com as interfaces FXS e FXO.

Isso porque esta transição tecnológica só é possível com estes dispositivos. Tecnicamente, eles são chamados de Gateway FXS e Gateway FXO.

Em telefonia, chamamos de Gateways os dispositivos intermediários utilizados para interligar redes telefônicas. Entenda a importância destes dois dispositivos:

O que é o gateway FXS?

O Gateway FXS é como é chamado tecnicamente o dispositivo utilizado para conectar uma ou mais linhas telefônicas de um PBX a um sistema de telefonia VoIP ou a um provedor. Ele é muito importante para fazer a conexão das portas FXO, normalmente conectadas à companhia telefônica, à web ou a um sistema de telefonia que tem sua base a partir de sinais de áudio enviados pela internet.

O que é gateway FXO?

Já o Gateway FXO é o dispositivo que serve para fazer a conexão de uma ou mais linhas telefônicas analógicas a um IP-PBX. Ele permite que o usuário ligue a porta FXS à porta do gateway, transformando, assim, uma linha telefônica convencional em digital (VoIP).

Se você quiser conectar um aparelho de fax analógico a um sistema de telefone digital, você vai precisar de pelo menos uma porta FXS. Se você quiser usar linhas telefônicas analógicas com o seu sistema de telefone digital (VoIP), você precisa de uma porta FXO por linha.

Portanto, estas duas interfaces são ligadas e necessárias num sistema corporativo de telefonia inteligente.

É importante que você conheça as definições técnicas de sistemas de telefonia, mas não é preciso se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados em telefonia. Entre em contato conosco!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQuais são as vantagens de um IP PBX?
Próximo artigoComo é o funcionamento técnico de FXS/FXO?
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA