O que é DID – Direct Inward Dialing?

0
355

O que é DID – Direct Inward Dialing?

Enquanto você lê este artigo, alguém está lucrando com o uso do Voip. Essa tecnologia se espalha pelo mundo em passos largos, e há quem pressuponha que em pouco tempo não existirão mais as linhas telefônicas convencionais. Pois bem, o mercado de Voip apresenta dessa vez mais uma inovação, que permitirá tirar ainda mais proveito dos benefícios que a voz sobre o ip provê para quem utiliza seus serviços. Estamos falando da Discagem Direta, o DID (em inglês, Direct Inward Dialing).

Mas o que é DID?

Embora essa sigla pareça inovadora, o DID é um sistema já bem conhecido em empresas que utilizam a telefonia tradicional. Deixando de fora todas as questões técnicas, o DID fornece vários números telefônicos para uma mesma linha central, ou seja, o velho e tradicional PABX. Dessa forma, é possível direcionar ligações para setores específicos de uma empresa, sem que para isso seja necessário aumentar o número de assinaturas de linhas telefônicas.

Mas o que isso tem de inovador?

Acontece que agora usuários Voip também contam com essa função, dessa forma, o uso do Voip se expande de forma considerável, sendo melhor aceito por empresas, já que um dos pontos negativos dessa ferramenta em empresas era justamente a necessidade de investir em diversas linhas, o que tornava o custo-benefício insatisfatório.

Benefícios

1. Economia

A mais óbvia razão de todas. Esse novo sistema proporciona o que toda empresa deseja e necessita, a economia de recursos, tanto financeiros quanto logísticos e de pessoal. Imagine o quão benéfico e econômico é executar transferências para ramais especificados sem que para isso seja necessário a intervenção de uma pessoa dedicada a essa função. O trabalho rende mais e a necessidade de variar linhas telefônicas desaparece. Sua empresa respirará mais aliviada quando as faturas mensais forem descontadas. São muitos benefícios para um mesmo produto, mas não duvide, tudo isso é verdade.

2. Ganho de tempo

Como possibilita a comunicação direta entre cliente e operador, o DID, prove um ganho de tempo fantástico já que dispensa uma etapa da chamada, bem como as chamadas em espera que a centralização do atendimento causa. Sua empresa ganha com a velocidade no atendimento e seu cliente fica mais satisfeito por ser atendido de forma mais eficaz.

3. Flexibilidade

A falta de flexibilidade, era um dos maiores entraves de um sistema PABX, mas com sua união ao sistema voip isso não existe mais. Possibilidade de acesso via qualquer sistema de transmissão de dados, compatibilidade com sistemas de 8, 4, e até 3 dígitos. O DID atende a praticamente qualquer necessidade de comunicação compartilhada.

Cuidados

Mas tudo que é muito bom, também deve inspirar cuidados. Tanto o sistema voip, quanto o DID, devem ser implantados por empresas solidas que sabem o que estão fazendo. Realizar a migração do PABX tradicional para o DID pode acarretar fraudes e prejuízos financeiros incalculáveis.

A Fraude

Pode não parecer, mas sistemas inseguros são uma porta aberta que proporcionam a invasão de hacker. Estes se utilizam da rede para redirecionar chamadas de DID para ligações internacionais, sem o conhecimento e autorização dos donos da rede. Causando custos extras que podem variar de acordo com o serviço e prestadora contratada.

Quem é o alvo?

Qualquer sistema está vulnerável a invasões de hacker, não importa o quão seguro é o sistema. Há relatos de invasões e uso inadequado do sistema DID, em computadores que instalaram sistemas gratuitos de PABX VOIP em seus computadores.

Para se proteger, basta seguir algumas dicas simples

  1. Possua uma senha relevante
  2. Mudar constantemente senhas e PINs
  3. Contrate empresas solidas no mercado
  4. Desconfie de ofertas e programas milagrosos

Se você possui uma empresa, não pode perder essa oportunidade. Entre em contato conosco e descubra qual o servidor ideal para a sua atividade.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que é SIP - Session Initiation Protocol?
Próximo artigoO que é protocolo H323?
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA