O que é ATA?

0
353

link1 audiocodes_MP202_MP-202_ATA (1)

A palavra ATA é a abreviação de Adaptador de Telefone Analógico. Ou seja, é um dispositivo usado para conectar um telefone padrão (analógico) para um computador ou rede (digital), de modo que o usuário possa fazer chamadas através da internet (VoIP). Chamadas de longa distância com base na internet podem ser substancialmente mais baratas do que as chamadas transmitidas através do sistema de telefonia tradicional, e os ATAs são tipicamente mais baratos do que os telefones VoIP especializados que se conectam diretamente a um computador USB.

O principal benefício de utilizar um ATA é, portanto, o custo menor, pois a telefonia tradicional depende de uma série de fatores, incluindo as taxas cobradas pelos prestadores de serviços e custos com equipamentos.

Tipos de ATA

Existem vários tipos de adaptadores de telefone analógico. Todos os ATAs criam uma conexão física entre um telefone e um computador ou um dispositivo de rede; alguns fazem a conversão analógico-digital e se conectam diretamente a um servidor VoIP, enquanto outros usam software para uma ou ambas as tarefas.

O tipo mais simples de ATA tem um ou mais conectores RJ-11 jacks para ligar um telefone (e / ou fax ) e em um conector USB que se conecta ao computador do usuário, laptop ou dispositivo portátil. Este tipo de ATA, muitas vezes, trabalha em conjunto com algum tipo de software (tipicamente um programa softphone). O software atua como um intermediário entre o telefone e um servidor VoIP, digitalização dos dados de voz de modo que possa ser transmitido através da internet.

Em um ambiente empresarial, um ATA geralmente tem várias tomadas de telefone e uma conexão RJ-45 para a 10 / 100 BaseT Ethernet hub ou comutador, e é usado para se conectar a uma rede de área local (LAN). Este dispositivo digitaliza os dados de voz e utiliza protocolos como tais como H.323 ou SIP para se comunicar diretamente com um servidor VoIP para que um softphone não seja necessário.

Um ATA que conecta telefones para uma LAN é às vezes chamado de VoIP Gateway, o que permite teleconferências entre pessoas de diferentes filiais em várias localidades. Alguns provedores de serviços de telefonia via internet já proporcionam um ATA para seus clientes, como parte do pacote de serviços. Em outros casos, é possível contratar um serviço terceiro para a instalação do dispositivo.

É importante conhecer as definições técnicas, mas você não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados em telefonia. Entre em contato conosco.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo é o funcionamento técnico de FXS/FXO?
Próximo artigoEmpresas adotam telefone VoIP para comunicação interna
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA