O que aprenderei em um treinamento em telefonia IP baseada em SIP?

0
253

O protocolo de sinal SIP (Session Initiation Protocol) é um padrão que estabelece chamadas e conferências através de redes via protocolo IP. Amplamente adotado por tecnologias como o VoIP, é caracterizado por sua independência de protocolo de transporte, simplicidade e por ser baseado em texto. Este padrão, desenvolvido especialmente para a internet, utiliza o modelo requisição-resposta para estabelecer sessões de chamadas interativas.

Mas para quem trabalha na área de TI e comunicações, é comum se perguntar: vale a pena realmente fazer um treinamento em telefonia IP baseada em SIP? O que irei aprender em um curso como esse? É o que iremos responder à seguir:

O que irei aprender em um treinamento em telefonia IP

02

Agente do utilizador, Servidor proxy SIP, Servidor de redirecionamento SIP e Registrador são os principais componentes da arquitetura SIP: O treinamento Arquiteturas de Telefonia IP baseadas em SIP, da NFS, dá uma visão geral desta arquitetura.

Além disso, capacita seus participantes a instalar e configurar dispositivos baseados em SIP, entender como estes dispositivos se encaixam, explicar considerações de projeto, coletar logs de diagnóstico e solução de problemas, identificar e isolar parâmetros de configuração e provisionar conexão com a PSTN.

Para isso, são ministradas aulas teóricas e práticas utilizando softwares analisadores de protocolo, telefones IPs, softphones e gateways. As atividades em laboratório incluem:

  • Instalação de dispositivos VoIP;
  • Configuração e utilização de gateways digitais e conexão com a PSTN;
  • Debugging e troubleshooting básico de chamadas;
  • Trabalho com SIP Proxy;

Além de outras atividades que facilitam a compreensão do padrão SIP.

Para quem esse curso é indicado

03

Este curso é indicado para quem já tem conhecimentos básicos na telefonia IP e para quem trabalha com suporte (níveis 1, 2 e 3), para instrutores e para técnicos e analistas que prestam suporte em sistemas de telefonia IP baseado em SIP.

O padrão SIP vem conquistando cada vez mais espaço no mercado graças a suas vantagens e simplicidade. Conquistou o mercado VoIP, por exemplo, pelas vantagens oferecidas:

  • Liberdade de escolha de operadora;
  • Codecs de áudio funcionando simultaneamente;
  • Chamadas simultâneas;
  • Número de terminais suportados em uma mesma base;
  • Qualidade do áudio.

A Microsoft já anunciou o desenvolvimento exclusivo de produtos dentro do SIP. Compreender e ter capacidade técnica para configurar e dar suporte para este padrão de protocolo são habilidades essenciais que irão valorizar seu currículo.

E você, gostaria de incrementar seu currículo com uma especialização em telefonia IP? Conheça os treinamentos da NFS e tenha mais essa tecnologia sob seu domínio!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA