O futuro do Wi-Fi: Prevendo Sem uma bola de cristal

0
226

(Imagem 01)

Há 6 anos você certamente nem imaginava que seria possível se conectar à internet de qualquer lugar através da tecnologia Wi-Fi, não é mesmo? Apesar disso, já tínhamos muitas evidências que previam algo parecido com a experiência que temos hoje. Mas será que a tendência também não vai mudar nos próximos anos?

Sabemos bem que quando o assunto é internet e as facilidades para que ela seja cada vez mais ampla, logo nos deparamos com diferentes pesquisas e ideias que prometem transformar o futuro do que conhecemos hoje. Mas será que é possível prever qual é o futuro do Wi-Fi, mesmo sem ter poderes mágicos ou uma bola de cristal? A resposta é sim, e você confere agora mesmo.

A evolução do Wi-Fi

As últimas décadas foram animadoras: quem não é tão novo, sabe que há algum tempo a nossa realidade era apenas uma conexão discada e lenta que, aos poucos, foi evoluindo para a velocidade alta da banda larga. Antigamente, os cabos reinavam, os modens faziam barulho e as portas de entrada pareciam extremamente confusas, mas os adaptadores também reduziram o tamanho, e com ajuda de roteadores, os espaços da banda larga foram otimizados, principalmente pela possibilidade de levar redes Wi-Fi para dentro de casa.

Se antes tínhamos apenas 56 kilobits por segundo, a nossa realidade de hoje já ultrapassa os 50 megabits por segundo e, em breve, teremos mais de 50 gigabits por segundo.

Mas a internet não é apenas velocidade

Sabemos que a internet via Wi-Fi, não é apenas velocidade. Temos diversos fatores importantes a considerar. Com a evolução, passaremos para as linhas de 10 giga, que serão capazes de oferecer downloads de até 1 gigabyte por segundo, pois os componentes da rede e também os SSD já estarão preparados para suportar tal velocidade.

O padrão 802.11n, que hoje é comum nas redes Wi-Fi também será aposentado, pois vamos acompanhar a força das opções 802.11ac, que garantem taxas de transferência que chegam até 600 Mbps. Num futuro ainda mais além, teremos as redes WiGig, que têm o padrão 802.11ad e não começar a ganhar espaço trazendo a realidade dos gigabytes.

Redes Wi-Fi em todos os lugares

Já é comum ter redes Wi-Fi em parques, shoppings, restaurantes, entre outros lugares, mas no futuro, com a ampliação dos sinais, a internet pode ir muito mais longe, atingindo praticamente todos os lugares, sejam eles privados ou públicos.

A coisa não é tão simples, pois fazer a cobertura total de uma cidade como São Paulo, ainda é algo impossível, mesmo com as previsões, porém, sabemos bem que a tecnologia sempre dá o seu jeitinho e no futuro essa realidade pode nem parecer tão ousada.

O mundo virtual da Google

Com uma internet Wi-Fi evoluída, as grandes empresas também se beneficiaram (e muito) da nova experiência. A gigante Google, famosa por também fazer previsões, já se prepara para o futuro e desenvolve na ideia de ampliar o mundo virtual com sistemas operacionais que suportem as novas tecnologias.

A ideia de manter tudo online, por exemplo, será com certeza a tendência mais forte do futuro. Esqueça os arquivos, os vírus e as pastas off-line. Para a empresa, no futuro tudo será online, estará salvo em nuvem e permitirá uma experiência muito mais prática.

Na nossa linha de previsão básica, essas são as tendências mais fortes para o futuro do Wi-Fi, mas os avanços não param e certamente enquanto você lê esse artigo novas tecnologias estão nascendo. O jeito é esperar, e torcer para que no Brasil, a evolução acompanhe outros países que já contam com tecnologia Wi-Fi de primeira linha.

E para você que está interessado em manter a qualidade do seu sinal Wi-Fi sempre em alta, a NFS é uma empresa solidamente estruturada na área de serviços de reparo, manutenção, re-manufatura em equipamentos de rede, TI, telecom, equipamentos de conectividade em geral e assistência técnica autorizada de diversas marcas mundiais. Entre em contato com a equipe da NFS e veja como podemos garantir que a sua internet com a melhor qualidade possível!

E você, o que espera do futuro do Wi-Fi? Conte para a gente nos comentários abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo aumentar o sinal do Wi-Fi
Próximo artigoTodos os serviços de WebRTC GWs são iguais?
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA