Meu roteador não liga: saiba o que fazer

0
233

O roteador está com problemas? Calma! Antes de tudo, é preciso entender exatamente o quê não está funcionando. Selecionamos quatro passos que contemplam os problemas mais comuns. Vamos a eles?

1º passo

A woman unplugs an electrical cord

Primeiro, vamos aos detalhes básicos: verifique se ele está conectado a uma tomada energizada. É muito comum, especialmente em empresas menores, equipamentos compartilharem uma tomada através de benjamins ou extensões e estes podem apresentar mau contato depois de algum tempo de uso. Se possível, teste a conexão com algum outro equipamento: o carregador do celular ou algum dispositivo de baixo custo pode ser uma boa!

2º passo

network router

Se tudo estiver OK, verifique se o LED indicador de energia está aceso. Roteadores menores possuem botão de liga/desliga exposto e que pode ser clicado acidentalmente durante uma limpeza, por exemplo. Se tudo estiver ligado e o LED não acender, o roteador pode estar queimado ou em curto. Isso pode acontecer em caso de curto-circuito na rede elétrica, durante variações bruscas de energia ou tempestades. Nesse caso, será necessária a verificação por um consultor técnico especializado, que saberá fazer as checagens de acordo com as recomendações do fabricante.

3º passo

1_1-resetar roteador

Caso o LED esteja aceso, mas mesmo assim não haja conexão à rede, o próximo passo será resetar para as configurações de fábrica. Alguns erros na atualização do firmware podem desconfigurar o roteador e impedir seu funcionamento.

Nesse caso, verifique no manual do seu modelo onde está localizado o botão de reset. Normalmente ele se encontra na parte de trás e tem o acesso restrito, através de uma pequena chave ou orifício. Na maioria dos modelos, o reset deve ser feito com o roteador ligado e em outros, também é necessária uma combinação de outros botões para realizá-lo. O procedimento não leva mais que 3 minutos e a restauração funciona na maioria das vezes, sendo indicada apenas a reconfiguração do nome da rede e da senha de acesso administrativo.

4º passo

1_1-firmware corrompido

Em alguns casos mais raros, uma falha na atualização do firmware pode corromper a ROM e um reset pode não funcionar. Nesses casos, será necessária a reescrita da ROM e esse procedimento deve ser realizado por um consultor técnico especializado, para que seu roteador não corra riscos de danos irreversíveis.

O mercado oferece atualmente diversas opções de roteadores, para todos os tipos de necessidades e orçamentos. Caso você precise reparar seu roteador, faça uma pesquisa com consultores técnicos especializados. Além de ser quase certo que um reparo possa melhorar a qualidade de sua conexão à rede, o reaproveitamento evita a produção de mais lixo eletrônico!

Não conseguiu resolver seus problemas com rede? Poste nos comentários sobre o seu caso!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA