Em que aplicações podemos utilizar o protocolo SIP?

0
250

Resumidamente o SIP é um protocolo de iniciação de sessão (Session Initiation Protocol), ele é um protocolo de aplicação que utiliza o modelo requisição e resposta, similar ao HTTP quando inicia sessões de comunicação interativa entre utilizadores. Para entendermos suas aplicações vamos a exemplos reais de sucesso utilizados por grandes empresas pelo mundo, SIP já foi utilizado em versões antigas do MSN Messenger, outro exemplo é o Gizmo5, aplicativo que faz chamadas de texto, vídeo e voz, adquirido pela empresa Google.

Atualmente servidores privados espalhados pelo mundo todo utilizam esse tipo de protocolo para comunicação de multimídia eficiente, servidores a exemplo da Nokia, Siemens e Cisco.

Empresas como a Siemens chegaram a programar cinquenta por cento de suas linhas comercializadas no modelo IP através do SIP em 2006, outro bom exemplo é a Cisco que na área de telefonia através do IP Phone 7960 que implementa uma linha telefônica IP para ambientes executivos e gerenciais, modelo atualmente fora de linha. Atualmente este protocolo é utilizado em vídeo conferências e chamadas de VoIP.

As aplicações do SIP estão basicamente relacionadas a área de telefonia, principalmente por meio de VoIP, por isso é importante citarmos como foi o início da utilização do protocolo SIP e como ele ocorre em telefones por IP, também ligadas à registros de usuários como:

Localização da chamada

Informa a localização do usuário por um registro, que, quando o software do telefone é ativado ele envia um protocolo ao servidor SIP anunciando a disponibilidade da rede de comunicações, isto se aplica para VoIP e celulares ou até mesmo em um sistema de teleconferências. Dependendo do ponto escolhido, pode haver vários locais diferentes registrados ao mesmo tempo.

Sessão gerenciada

Esta aplicação acontece desde que o aparelho seja capaz de transferir dados para outro, ou seja, é necessário que as tecnologias entre ambos sejam compatíveis, com isso não gera nenhum impacto perceptível nas capacidades gerais do usuário de iniciar outras aplicações. O SIP reavalia os fluxos de comunicação para voltar à qualidade de voz caso haja problemas na comunicação, também é possível com ele o usuário pode mudar a sessão tornando-a uma conferência, isso mesmo, passando de uma chamada de telefone para uma conferência completa ou abrindo uma aplicação desenvolvida internamente.

Configuração da Sessão

O SIP estabelece parâmetros para ambas as pontas da comunicação, mais especificamente no momento que uma pessoa chama e outra responde é estabelecido os meios de configurar ou modificar as comunicações.
Disponibilidade do Usuário
Se você resolve solicitar uma chamada a alguém e não há resposta, o SIP determina que um usuário esteja indisponível. A disponibilidade do usuário é um método simples de determinar se o usuário quer ou não responder a uma requisição de comunicação. Ele só pode aceitar o recebimento das comunicações em um dispositivo. Se um não responder, a chamada é transferida para outro dispositivo ou outra aplicação, como um email de voz por exemplo.

Usuários e suas capacidades

Com todos esses diferentes métodos e padrões de comunicação multimídia, é preciso algo que verifique a compatibilidade entre as comunicações e as capacidades do usuário. Um bom exemplo é se o usuário tem um telefone IP na sua mesa e uma conferência com um quadro branco compartilhado não funcionará com esse dispositivo. Essa função também determina quais métodos de codificação e decodificação um usuário pode suportar.
Atualmente é mais comum utilizar o SIP como configurador, gerenciador ou finalizador das comunicações por IP. Suas aplicações em localização e capacidades do usuário podem facilmente ser absorvidas pela função de configuração da sessão. O futuro do SIP ainda é desconhecido.

A NFS oferece consultoria, suporte técnico e implantação em projetos SIP e VoIP para Operadoras, Corporações e Empresas de pequeno, médio e grande porte.
Entre em contato com a empresa e confira as vantagens disponíveis para o uso desta tecnologia!

E você, que aplicações utiliza com o Protocolo SIP? Conte para a gente nos comentários abaixo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA