Como proteger seus equipamentos de raios e tempestades

2
271

Grandes tempestades costumam trazer vários estragos, como enchentes, árvores caídas, trânsito caótico, falta de energia e, principalmente raios, ou seja, descargas elétricas. Já que é impossível conter esses fenômenos da natureza, o melhor a se fazer é proteger os equipamentos eletrônicos para que não sejam danificados. Vamos saber como?

Instalação elétrica

Ter uma boa instalação elétrica na sua residência ou empresa é o primeiro passo para manter seus equipamentos livres de qualquer problema relacionado à uma descarga elétrica. Defeitos passados na rede elétrica da sua casa ou estabelecimento comercial, se ignorados, podem tornar sua instalação mais vulnerável às descargas elétricas com o passar do tempo.

Utilizar os fios adequados, fazer a distribuição de tomadas de maneira correta e manter o quadro geral de energia da construção sempre em bom estado são ações que previnem problemas em dias de raios e tempestades. Contratar um bom eletricista para realizar este serviço é essencial, pois nem todos têm conhecimento suficiente para fazer uma instalação dessas.

Para cada tomada, um equipamento

 

O ideal é que cada equipamento seja ligado a uma tomada, sem o uso de réguas e filtros de linha. Isso porque a sobrecarga de equipamentos conectados a uma única fonte de energia pode ser prejudicial num momento de tempestade com raios.

Estabilizadores

Os estabilizadores são equipamentos bastante acessíveis que fazem uma ponte entre a tomada e o seu equipamento, sendo responsáveis por proteger os equipamentos das descargas e oscilações de energia. Regularizando as oscilações de energia, o estabilizador evita danos aos equipamentos, funcionando como um transformador.

No-breaks

Os no-breaks são equipamentos muito utilizados no ambiente empresarial, pois previnem o desligamento total em um momento de descarga elétrica por raios – algo que pode resultar num prejuízo gigantesco para a empresa, tanto em falta de produção quanto em equipamentos danificados.

Os no-breaks possuem uma bateria interna, evitando que os equipamentos sejam desligados abruptamente no momento da descarga de energia. Eles também podem ser usados nas residências, mas por possuírem um preço diferenciado acabam sendo limitados ao ambiente corporativo.

Módulos isoladores

Os módulos isoladores funcionam como verdadeiros fios terra, evitando que a descarga elétrica chegue ao equipamento e este sofra uma sobrecarga elétrica.

Para evitar o reparo de equipamentos, a principal medida é a prevenção, por isso não deixe de buscar profissionais qualificados para realizar as instalações elétricas e de tecnologia da informação que você necessita. Este investimento inicial certamente será recompensado ao longo do tempo, sem dores de cabeça.

Apesar de parecer simples a utilização destes recursos, o ideal é buscar orientação de um consultor de tecnologia, pois ele saberá qual a melhor solução para cada situação e equipamento. Além disso, ele terá condições de verificar se o local onde você pretende instalar determinado equipamento é adequado, assim como as condições ideais para evitar que o seu equipamento seja danificado e necessite ser reparado.

Viu como é importante tomar a medida certa para proteger seus equipamentos elétricos? A NFS lançou um E-book gratuito repleto de dicas para ajudar você a não passar por problemas com descargas elétricas! Faça já o download e proteja seus eletrônicos!

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA