Como melhorar a utilização de mídias de vídeo e som com WebRTC

0
216

A WebRTC (Web Real Time Communication, ou Comunicação em tempo real pela Web, em português) é uma grande revolução no modo como as pessoas se comunicam por áudio e vídeo. É uma API criada pela World Wide Web Consortium (W3C) que já está sendo utilizada e ainda encontra-se em desenvolvimento, ou seja, poderá ser aprimorada.

O que é possível fazer com a WebRTC?

Com a WebRTC é possível se comunicar com outras pessoas através de chamadas de vídeo sem que os dois possuam aplicativos para isto. Tudo é feito através de um navegador de internet, não é necessária nem sequer a instalação de plugins.

Antigamente, sem a WebRTC, quando um usuário queria entrar em contato com alguém através de uma videoconferência, por exemplo, o que se fazia? Normalmente se utilizava algum software, como o Skype ou o FaceTime. Agora, é possível iniciar comunicações diretamente entre navegadores, sem o download de softwares externos. Seu funcionamento é perfeito em navegadores, como o Mozila Firefox e o Google Chrome, que fazem parte dos mais utilizados da atualidade.

As funcionalidades da WebRTC não se limitam às chamadas de vídeo utilizando uma câmera. Mesmo quem não possui webcam pode aproveitar para realizar chamadas de áudio, bastando ter um microfone instalado na máquina.

Quem pode utilizar a WebRTC?

webrtc_vc

As funções de chamadas de áudio e vídeo da WebRTC direcionam-na a diferentes públicos, desde um usuário básico que quer se comunicar com amigos e familiares, até uma empresa que necessita de uma boa comunicação dentro e fora dela.

As vantagens da utilização de mídias de vídeo e som com WebRTC serão uma grande aposta no futuro das comunicações. Entretanto, existem empresas que já estão usufruindo das qualidades da Web Real Time Communication e a sua pode ser a próxima. É um investimento de baixo custo que vale muito a pena.

Segurança na empresa

Como tudo é feito através de um navegador de internet, a segurança ao utilizar WebRTC pesa bastante. Há pessoas que podem pensar que não é seguro utilizá-la no ambiente empresarial e, realmente, se a API não for utilizada de maneira correta, os riscos de dados importantes caírem nas mãos de concorrentes são grandes. Contudo, há como fazer para usufruir de todos os benefícios da Web Real Time Communication de forma bastante segura.

Quer utilizar essa fantástica tecnologia na sua empresa? Para entender mais sobre a WebRTC, faça o download gratuito do e-book “Como melhorar a utilização de mídias de vídeo e som com WebRTC” desenvolvido pela NFS!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA