Como garantir a qualidade do meu serviço VoIP?

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O protocolo IP foi desenvolvido e implementado para controle de tráfego a partir da regra do melhor esforço (Best-effort Service ou Lack of QoS). Quando ele foi criado, ninguém podia imaginar que a Internet iria se desenvolver tanto quanto se desenvolveu: atualmente, a demanda por qualidade e rapidez gerou alta disputa entre os fabricantes para desenvolver protocolos melhores.

Se você está prestes a adquirir um destes serviços, são seis as etapas fundamentais para garantir que seu VoIP se desenvolva com qualidade. Quer conhecê-las? Vamos lá:

Garantindo a qualidade do serviço VoIP em 6 passos

 

1) Avaliação de Rede Interna

Essa é a primeira coisa que você precisa considerar: a saúde de sua própria rede interna de VoIP. Tanto interna quanto externa, a rede é a espinha dorsal do serviço VoIP. Analise detalhadamente por algumas horas a sua topologia de rede, a sua infraestrutura e teste a sua largura de banda: será que ela é suficiente para lidar com o tráfego VoIP adicional? Ter essa certeza vai impedir que você enfrente problemas de rede internos que muitas vezes assolam a qualidade VoIP do serviço.

2) Provedor de Internet

Fez a avaliação da rede interna? Agora é hora de avaliar a a capacidade dos provedores de internet para entregar no tráfego VoIP. Como a maioria dos serviços de VoIP hoje são vendidos “over the top” , o provedor VoIP tem pouco controle sobre o que acontece à medida que os pacotes de voz viajarem por toda a internet aberta.

Isto se faz com alta qualidade, fornecedor confiável, com largura de banda suficiente para enviar e receber suas chamadas. Certifique-se de calcular o que você vai precisar. Só porque você poupou algum dinheiro em seus minutos de voz não significa que você não vai ver o aumento dos custos de internet! Fique ligado!

3) Rede de Monitoramento

Se suas redes internas e externas estão ótimas, a próxima coisa a fazer é instalar um dispositivo de monitoramento de rede. Um dispositivo de monitoramento de rede permite analisar, comunicar e receber alertas baseados no tráfego de rede. Isso é fundamental para a qualidade de resolução de problemas de serviço.

4) Provedor de serviços SLA

Antes de inscrever-se com qualquer prestador de serviços VoIP, é importante perguntar sobre seu acordo de nível de serviço e testar o atendimento ao cliente. A maioria dos prestadores de serviços têm um acordo de serviço padrão, que é um compromisso com o serviço up-time, mas outros apresentam resultados acima da média e um excelente atendimento ao cliente.

Certifique-se de compreender o seu acordo de nível de serviço e até mesmo testar a sua capacidade de resposta através do envio de alguns tickets para o seu departamento de atendimento ao cliente.

5) Fornecedor de Serviços Referências

Este é o passo em que quase todo mundo erra. A maioria das empresas enfrenta problemas de serviço porque escolheram o prestador errado! É bem fácil ser enganado. Pergunte por clientes-referência: ligue para estes clientes, de área semelhante à sua, e compartilhe as suas preocupações. Pesquise também nos buscadores e leia comentários. É bem mais provável um cliente reclamar do que elogiar em público, portanto, leve isso em consideração.

6) Escolha bem os seus equipamentos

Embora os fornecedores de serviços, o pacote de rede disponibilizado para sua empresa e sua respectiva infraestrutura sejam fatores de influência na qualidade de suas chamadas VoIP, outro fator preponderante são os equipamentos utilizados. Equipamentos de excelente custo-benefício, DSPs de última geração, alta confiabilidade e tecnologia de ponta na transmissão de voz, como o AudioCodes, são altamente recomendados para cumprir essa função em sua empresa.

A NFS oferece consultoria e suporte técnico em projetos de Voice over IP para empresas, garantindo que as chamadas virtuais realizadas tanto em atendimento externo quanto comunicação interna tenham o máximo de qualidade possível. Entre em contato com a NFS e confira as vantagens disponíveis para sua empresa!

E você, que medidas toma para garantir a qualidade do seu serviço VoIP? Conte para a gente nos comentários abaixo!

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