Como criar uma rede wireless entre dois PCs sem usar um ponto de acesso?

0
240

Para criar uma rede wireless entre dois PCs sem usar um ponto de acesso, você só precisa configurar ambas as placas para operar em modo Ad-Hoc. Contudo, é importante dizer que, apesar de que a velocidade de transmissão será a mesma, o alcance do sinal será bem menor, uma vez que os transmissores e as antenas das interfaces não possuem a mesma potência do ponto de acesso. Conforme aumentar a distância entre as máquinas, a velocidade também tenderá a cair rapidamente.

A criação de uma rede wireless entre dois computadores pode servir para escritórios pequenos, onde as máquinas estejam próximas, ou em redes domésticas.

2 passos para configurar a rede entre dois computadores?

O ad-hoc de rede sem fio é fácil de configurar, ele pode ser instalado e estar funcionando em poucos minutos. A principal desvantagem é gama limitada – cobertura sem fio é limitada pela capacidade de seus adaptadores wireless, que é geralmente menor do que um router/ponto de acesso.

Além de criar a rede entre dois PCs, você pode ter até 9 clientes sem fio em um ad-hoc de rede sem fio.

Aqui estão dois passos essenciais para a criação de uma rede ad hoc no Windows XP:

Passo 1: Hospedar configuração do computador

Você pode querer configurar o ICS (Internet Connection Sharing) em um computador host para compartilhar a conexão de internet. Se ICS é habilitado em um computador host, os clientes serão capazes de obter endereços IP automaticamente a partir dele.

1. Clique com o botão direito do mouse no ícone do adaptador sem fio na bandeja do sistema e escolha “Propriedades”;

2. Selecione a guia “Redes sem fio” e clique em “Avançado”;

3. Selecione a opção “apenas redes (ad-hoc) de computador a computador” e clique em “fechar”. Não marque a opção “conectar automaticamente a redes não preferenciais”, a fim de facilitar a configuração;

4. Na caixa de diálogo “Redes Preferenciais”, clique em “Adicionar” para adicionar uma nova rede sem fio ad-hoc;

5. Nomeie sua rede ad-hoc, tente usar “autenticação aberta” sem criptografia primeiro. Ative criptografia WPA ou WEP somente após o teste;

6. Depois de clicar em “OK” você deve ver sua recém-criada rede ad-hoc na lista de redes preferidas. Assim, nasceu a configuração do computador host.

Passo 2: Configuração do computador cliente

1. Com o botão direito do mouse, clique no ícone do adaptador sem fio na bandeja do sistema e escolha “Propriedades”;

2. É necessário configurar o adaptador sem fio para “usar o Windows para configurar suas configurações de rede” e permitir “Computer-to-computador redes (ad-hoc) only”. Basta seguir os mesmos passos que a configuração do computador host;

3. Dê um clique direito no ícone do adaptador sem fio em “Ver redes sem fio disponíveis”, e você deve ver o nome da sua rede ad-hoc – proceda para se conectar a ele. Nessa fase, você deve ser capaz de se conectar a sua rede;

Importante: se você tem ICS habilitado no computador host, você pode apenas definir cada adaptador de cliente para obter um endereço IP automaticamente. Caso contrário, você terá de alocar um  endereço IP estático na mesma sub-rede para cada dispositivo na rede ad-hoc (feito a partir do diálogo de propriedades do adaptador de rede, TCP / IP v.4).


É importante conhecer as definições técnicas, mas você não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com os serviços da NFS Professional Services para obter os melhores resultados com sua rede wireless. Faça contato conosco!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRedes wireless: o que são adaptadores Powerline?
Próximo artigoVocê sabe como funciona uma rede wireless?
A NFS Professional Services é uma empresa brasileira, prestadora de serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, fundada em 1996 e pioneira no segmento de reparos de equipamentos para Provedores de Internet sem fio.

SEM COMENTÁRIOS