6 maneiras de melhorar a infraestrutura de sua rede

0
504

Talvez você não saiba, mas investir na infraestrutura de sua rede de computadores pode revolucionar o funcionamento de seu equipamento: basta que você destine um tempo para fazer um planejamento e use toda a sua criatividade para fazê-lo.

Se a sua empresa não dispõe de um bom orçamento disponível para investir nessa infraestrutura você não precisa desanimar, listamos aqui 6 medidas simples que servirão como uma boa otimização da disponibilidade e segurança de seu sistema. Reflita sobre a as perguntas e veja a solução.

Saiba 6 medidas simples para melhorar sua infraestrutura de rede e evitar problemas futuros

1 – Você mantém itens de reposição para cada um de seus equipamentos?

Preze sempre por uma infraestrutura padronizada mantendo, por exemplo, servidores e switches de uma mesma marca e claro, que sejam compatíveis entre si. Essa simples medida irá evitar muitas dores de cabeça futuras, pois em questão de minutos você poderá, por exemplo, fazer um transporte de discos no caso de falha de um de seus servidores. Priorize a reposição de itens mais baratos e de substituição rápida, já que itens de reposição muito caros tornam inviável a reserva desses equipamentos.

2 – Já pensou em usar Wiki para fazer um inventário de infraestrutura?

Saber o número de série de um switch ou qual versão de um sistema operacional era utilizado por determinado servidor antes que uma fonte queimasse pode salvar a vida de sua infraestrutura. Especialistas afirmam que a forma mais fácil de organizar esse tipo de informação é através de um Wiki, que pode ser instalado em uma máquina virtual e por meio dessa medida simples fazer em menos de meia hora uma reparação que poderia levar um dia inteiro.

3 – Você consegue acessar os links de backup sempre que precisa?

Mantenha sempre caminhos múltiplos para cada data center e cada escritório remoto. Hoje em dia, manter acessos alternativos não é tão caro e você pode obtê-los com menos de 200 reais por mês, basta utilizar soluções DSL. É lógico que essas conexões não serão tão rápidas quanto as tradicionais, mas podem ser de grande ajuda em um momento de emergência.

4 – Já pensou em fazer um abrigo virtual para as suas máquinas virtuais críticas?

Para quem trabalha com infraestruturas virtualizadas, essa é uma dica muito importante. Se você possui centenas de máquinas rodando em 12 servidores, por exemplo. Se alguma coisa acontecer ao sistema de produção, você poderá se esquivar do problema transferindo as máquinas virtuais do servidor danificado, mantendo a ordem da linha de aplicações críticas.

Para isso, você não precisa duplicar toda a infraestrutura, basta apenas investir em um servidor com 4 CPUs com RAMs suficientes para suportar a produção por um tempo determinado.

5 – Você já considerou aprender Linux?

Mesmo para empresas baseadas em Windowns, utilizar o Linux pode ser uma solução que não cause impactos de orçamentos para a área de TI. Se houver temor em rodar aplicações críticas no Linux, alerte-os que a plataforma possui uma grande quantidade de ferramentas abertas para redes, para monitoramento e, além disso, para a manutenção. Mas se mesmo assim houver insegurança, sugira o uso de Unix, que possui as mesmas ferramentas e é mais confiável.

6 – Você fez a certificação de seus pontos de rede?

Por meio da certificação de pontos de rede você poderá obter medidas físicas e elétricas do cabeamento que você utiliza, tudo isso com precisão. Tal medida resulta em:

  • Mais segurança, garantindo a autenticidade de produtos e evitando invasões de estranhos;
  • Mais desempenho, já que a medição garante que todas as instruções do fabricante para o uso de equipamentos estão sendo seguidas, garantindo assim a assistência técnica;
  • Melhor serviço de suporte, já que a certificação diagnostica os pontos onde é necessário realizar manutenção.

A NFS é uma empresa solidamente estruturada na área de serviços de Reparo, Manutenção, Re-Manufatura em equipamentos de Rede, TI, Telecom, Equipamentos de Conectividade em Geral e Assistência Técnica Autorizada de diversas marcas Mundiais. Entre em contato com a gente e faça um orçamento sem custo para seu negócio!

E você, como pode melhorar a infraestrutura de sua rede? Conte para a gente nos comentários abaixo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA